segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Rio 2016 comemora acordo histórico sobre direitos de transmissão Olímpicos para 2014 e 2016 no Brasil


O Comitê de Candidatura Rio 2016 comemora o anúncio feito pelo Comitê Olímpico Internacional em que os direitos de transmissão para os Jogos de 2014 e 2016 foram concedidos a três grandes grupos de comunicação do país: as TVs Globo, Band e Record. Este acordo sem precedentes irá gerar um aumento significativo da cobertura dos Jogos Olímpicos em um dos mercados que mais cresce no mundo, bem como um aumento histórico em receita para o Movimento Olímpico.

O acordo estabelecido em mais de 210 milhões de dólares (170 milhões de dólares em direitos de transmissão e pelo menos 40 milhões de dólares de comissão em pacotes promocionais de mídia), marca um novo referencial em valores de direitos de imagem e confirma a solidez e diversificação da economia brasileira, além de fazer do Brasil o terceiro maior mercado em direitos de televisivos para o COI.

Carlos Nuzman, presidente do Rio 2016, declarou: “O Comitê Olímpico Brasileiro e o Comitê de Candidatura Rio 2016 estão muito entusiasmados com este anúncio e o seu significado para o Brasil e para a América do Sul. O acordo demonstra a força do mercado brasileiro hoje, bem como o nosso interesse, paixão e comprometimento com os Jogos Olímpicos.

“Com mais de 190 milhões de pessoas no Brasil, nós estamos determinados a garantir o contínuo crescimento do esporte em nosso país e do nosso papel em apoiar o Movimento pelo continente e fora dele. Nós acreditamos que dar acesso à melhor experiência possível em transmissão Olímpica irá contribuir para este objetivo. Neste momento, eu gostaria de felicitar a TV Globo, Bandeirantes e Rede Record pelo seu engajamento no esporte e sua confiança no Movimento Olímpico internacional e brasileiro. Este acordo histórico certamente é um grande apoio à candidatura Rio 2016”.

O COI abriu concorrência para o maior pacote de mídia já oferecido ao mercado brasileiro, combinando transmissão de TV (tanto aberta quanto paga), Internet e celular. A combinação de ofertas da Globo, que ficou com a maior fatia da concorrência, Bandeirantes e Record, levou a um acréscimo de 12 vezes o valor dos direitos para o mercado brasileiro em comparação com 2008, uma comprovação da força do mercado publicitário brasileiro. Além disto, as propostas representam um salto qualitativo na cobertura e transmissão de horas para o Movimento Olímpico no Brasil, uma comprovação do contagiante entusiasmo sentido em todo país pelos Jogos.