Programa Completo para download - 2020.1
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
– C.C.S.
DEPARTAMENTO DE
COMUNICAÇÃO SOCIAL
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2020.1
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COM 1036
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SEMINÁRIOS ESPECIAIS EM
COMUNICAÇÃO
COMUNICAÇÃO E MARKETING NO
ESPORTE
Prof. Luiz Léo
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CARGA
HORÁRIA TOTAL:
60 HORAS
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CRÉDITOS: 4
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PRÉ-REQUISITO(S):
Nenhum
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OBJETIVOS
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O
esporte é o resultado da apropriação de elementos lúdicos e de manifestações
culturais que acompanham o homem desde tempos imemoriais. Enquanto atividade
física tornou-se um componente fundamental da modernidade e, atualmente,
alinhado ao capital financeiro, um produto típico da globalização. Competições,
equipes e ídolos esportivos adquirem uma dimensão universal que marcam de
forma indiscutível a nossa sociedade e o nosso tempo. A proposta do curso é
entender o fenômeno esportivo enquanto prática sócio-cultural, cada vez mais
condicionada por prerrogativas econômicas (nas suas mais variadas dimensões)
e midiáticas, constituindo um mercado próprio, com características e particularidades
únicas. Em paralelo as discussões teóricas, proporcionar o contato com
profissionais do mercado (através de palestras) e desenvolver outras
atividades práticas, como estudos de casos, debates, seminários e/ou organizar
um evento acadêmico esportivo, ao fim do período.
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EMENTA
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Introdução aos conceitos do marketing
aplicado ao esporte. História do marketing no esporte. Estrutura e
funcionamento do ambiente esportivo. O mercado do esporte como modalidade de
investimento. Administração e gerenciamento de propriedades esportivas. O negócio
esporte. Projeto esportivo. Tendências do mercado esportivo. Estudos de caso.
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PROGRAMA
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O
curso é composto por três módulos prático-teóricos, que pretendem fornecer
uma base conceitual e parâmetros para a compreensão do papel do marketing (e
da comunicação) no âmbito da organização do esporte (e de suas
transformações) no Brasil e no mundo. Ao longo do curso serão examinados casos
práticos, promovidos debates, realizadas palestras com convidados, além de
seminários e/ou evento, organizado pelos próprios alunos.
1) Introdução aos conceitos da disciplina
·
Natureza
e características do marketing e da comunicação
·
Fundamentos
do marketing esportivo e da comunicação no esporte
·
Perspectivas
históricas da comunicação e do marketing no esporte
2) Estrutura e
funcionamento do negócio esporte
·
Natureza
e fundamentos do esporte (elementos típicos do ambiente esportivo)
·
O
consumidor de esporte e a pesquisa de marketing
3) Marketing esportivo
na prática
·
Estudos
de casos, seminários temáticos e palestras com convidados
·
Mercado
de trabalho e especializações acadêmicas
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AVALIAÇÃO
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Haverá
duas ao longo do curso. A primeira, uma prova ou trabalho, somada a
exercícios individuais e em grupo que serão contabilizados para formar a G1.
A segunda (G2) será constituída por uma prova ou trabalho, somada a
exercícios individuais e em grupo (critério/categoria III).
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BIBLIOGRAFIA
PRINCIPAL
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MORGAN, Melissa Johnson e SUMMERS, Jane. Marketing
Esportivo. Thomson Learning, São Paulo, 2008.
MULLIN, Bernard James e HARDY, Stephen. Marketing Esportivo
(2ª edição). Bookman: Porto Alegre, 2004.
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BIBLIOGRAFIA
COMPLEMENTAR
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AFIF,
Antônio. A Bola da Vez – O Marketing Esportivo como Estratégia de Sucesso.
Editora Infinito/Gente: São Paulo, 2000.
BOURG,
Jean-François e GOUGUET, Jean-Jacques. Economia do esporte. Edusc: São Paulo,
2005.
CARDIA, Wesley. Marketing e Patrocínio
Esportivo. Bookman: Porto Alegre, 2004.
CHADIWICK, Simon. The Marketing of Sport, Pearson
Education, 2007
CONTURSI,
Ernani Bevilaqua. Marketing Esportivo. Rio de Janeiro: Sprint, 1996.
DERZI,
Tufic. Comunicação e negociação em eventos esportivos. Sprint, 2005.
FILHO,
Ary S. Graça e KASZNAR, Istvan. O Esporte Como Indústria - Solução para
criação de riqueza e emprego, FGV-CBV: Rio de Janeiro, 2002.
FULLERTON, Sam. Sports Marketing, Mc Graw-Hill/Irwin,
2006
KATZ, Donald. Just Do It - O Espírito Nike no Mundo dos
Negócios. Best Seller: São Paulo, 1997.
NETO,
Francisco Paulo de Melo. Marketing Esportivo. São Paulo: Record, 1995.
NETO, Francisco Paulo de Melo. Marketing no Esporte.
São Paulo: Incentive Editora, 1985.
NICOLLI, Henrique. O evento esportivo como objetivo de
marketing, Phorte Editora, 2009.
NOGUEIRA, Cláudio. Zeros à direita: comunicação e mídia no
esporte. IVentura, 2010.
PITTS, Brenda G. e STOTLAR, David K. Fundamentos de marketing
esportivo. Phorte Editora, 2002.
POIT, Davi Rodrigues. Organização de eventos
esportivos. Phorte Editora, 2006.
TUBINO, Manoel José Gomes. Dimensões Sociais do
Esporte. Cortez Editora: São Paulo, 2001.
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