Programa

Programa Completo para download - 2020.1


















CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS – C.C.S.
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
2020.1

COM 1036
SEMINÁRIOS ESPECIAIS EM COMUNICAÇÃO
COMUNICAÇÃO E MARKETING NO ESPORTE
Prof. Luiz Léo

CARGA HORÁRIA TOTAL: 60 HORAS
CRÉDITOS: 4

PRÉ-REQUISITO(S): Nenhum
­
OBJETIVOS
O esporte é o resultado da apropriação de elementos lúdicos e de manifestações culturais que acompanham o homem desde tempos imemoriais. Enquanto atividade física tornou-se um componente fundamental da modernidade e, atualmente, alinhado ao capital financeiro, um produto típico da globalização. Competições, equipes e ídolos esportivos adquirem uma dimensão universal que marcam de forma indiscutível a nossa sociedade e o nosso tempo. A proposta do curso é entender o fenômeno esportivo enquanto prática sócio-cultural, cada vez mais condicionada por prerrogativas econômicas (nas suas mais variadas dimensões) e midiáticas, constituindo um mercado próprio, com características e particularidades únicas. Em paralelo as discussões teóricas, proporcionar o contato com profissionais do mercado (através de palestras) e desenvolver outras atividades práticas, como estudos de casos, debates, seminários e/ou organizar um evento acadêmico esportivo, ao fim do período.
EMENTA
Introdução aos conceitos do marketing aplicado ao esporte. História do marketing no esporte. Estrutura e funcionamento do ambiente esportivo. O mercado do esporte como modalidade de investimento. Administração e gerenciamento de propriedades esportivas. O negócio esporte. Projeto esportivo. Tendências do mercado esportivo. Estudos de caso.
PROGRAMA
O curso é composto por três módulos prático-teóricos, que pretendem fornecer uma base conceitual e parâmetros para a compreensão do papel do marketing (e da comunicação) no âmbito da organização do esporte (e de suas transformações) no Brasil e no mundo. Ao longo do curso serão examinados casos práticos, promovidos debates, realizadas palestras com convidados, além de seminários e/ou evento, organizado pelos próprios alunos.

1) Introdução aos conceitos da disciplina

·       Natureza e características do marketing e da comunicação
·       Fundamentos do marketing esportivo e da comunicação no esporte
·       Perspectivas históricas da comunicação e do marketing no esporte

2) Estrutura e funcionamento do negócio esporte

·       Natureza e fundamentos do esporte (elementos típicos do ambiente esportivo)
·       O consumidor de esporte e a pesquisa de marketing

3) Marketing esportivo na prática

·         Estudos de casos, seminários temáticos e palestras com convidados
·          Mercado de trabalho e especializações acadêmicas
AVALIAÇÃO
Haverá duas ao longo do curso. A primeira, uma prova ou trabalho, somada a exercícios individuais e em grupo que serão contabilizados para formar a G1. A segunda (G2) será constituída por uma prova ou trabalho, somada a exercícios individuais e em grupo (critério/categoria III).
BIBLIOGRAFIA
PRINCIPAL
MORGAN, Melissa Johnson e SUMMERS, Jane. Marketing Esportivo. Thomson Learning, São Paulo, 2008.

MULLIN, Bernard James e HARDY, Stephen. Marketing Esportivo (2ª edição). Bookman: Porto Alegre, 2004.
BIBLIOGRAFIA
COMPLEMENTAR
AFIF, Antônio. A Bola da Vez – O Marketing Esportivo como Estratégia de Sucesso. Editora Infinito/Gente: São Paulo, 2000.

BOURG, Jean-François e GOUGUET, Jean-Jacques. Economia do esporte. Edusc: São Paulo, 2005.

CARDIA, Wesley. Marketing e Patrocínio Esportivo. Bookman: Porto Alegre, 2004.

CHADIWICK, Simon. The Marketing of Sport, Pearson Education, 2007

CONTURSI, Ernani Bevilaqua. Marketing Esportivo. Rio de Janeiro: Sprint, 1996.

DERZI, Tufic. Comunicação e negociação em eventos esportivos. Sprint, 2005.

FILHO, Ary S. Graça e KASZNAR, Istvan. O Esporte Como Indústria - Solução para criação de riqueza e emprego, FGV-CBV: Rio de Janeiro, 2002.

FULLERTON, Sam. Sports Marketing, Mc Graw-Hill/Irwin, 2006

KATZ, Donald. Just Do It - O Espírito Nike no Mundo dos Negócios. Best Seller: São Paulo, 1997.

NETO, Francisco Paulo de Melo. Marketing Esportivo. São Paulo: Record, 1995.

NETO, Francisco Paulo de Melo. Marketing no Esporte. São Paulo: Incentive Editora, 1985.

NICOLLI, Henrique. O evento esportivo como objetivo de marketing, Phorte Editora, 2009.

NOGUEIRA, Cláudio. Zeros à direita: comunicação e mídia no esporte. IVentura, 2010.

PITTS, Brenda G. e STOTLAR, David K. Fundamentos de marketing esportivo. Phorte Editora, 2002.

POIT, Davi Rodrigues. Organização de eventos esportivos. Phorte Editora, 2006.

TUBINO, Manoel José Gomes. Dimensões Sociais do Esporte. Cortez Editora: São Paulo, 2001.