sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

12 tipos de inovações


Radar interativo
De todas as tipologias para classificar inovações,  em projetos de consultoria, o Radar da Inovação, criado pelo Prof. Mohan Sawhney é a que melhor auxilia a adotar uma visão ampliada de inovação de negócios.
O quadro abaixo apresenta os doze tipos de inovação, com uma definição clara de cada uma, e exemplos nacionais e internacionais que ilustram cada tipo de inovação.
O Radar da Inovação é utilizado para: a) identificar o perfil de inovação atual de empresas; b) comparar com o perfil setorial e dos concorrentes; e c) desenhar uma estratégia futura explicitando onde a empresa quer inovar.
A visão ampliada de inovação aproxima o tema de executivos de áreas que, anteriormente, eram excluídas do processo de inovação. A inovação pode vir do financeiro com uma nova forma de captura de valor, de uma experiência do consumidor inovadora pelo pessoal do marketing ou ainda de uma nova configuração da cadeia de fornecimento pela área de logística e supply chain. Além disso, setores maduros e de baixa intensidade tecnológica começam a identificar tipos de inovações adequados a característica de seus setores. As inovações de clientes, soluções e experiências do consumidor têm sido mais presentes no varejo, enquanto que as inovações de processo, cadeia de fornecimento e organização, mais presentes nas indústrias. No setor de tecnologia e entretenimento há uma combinação de diferentes tipos e intensidades de inovação.
A Apple não é a única referência em inovação mas, nesse momento, consolida-se como a empresa mais inovadora do mundo. Seu perfil combina inovações na oferta, na presença como as lojas conceito, que mudaram o canal de venda de computadores, e a loja online Itunes, que redefiniu a forma de comprar músicas, vídeos e games, bem como a AppStore, que vende as aplicações (os softwares) que turbinam os aparelhos. Todos esses novos canais de distribuição criaram inovações na experiência do consumidor, algo vivo nos próprios produtos e nas lojas conceito. Para tanto, a empresa inovou na cadeia de fornecimento ao estabelecer acordos inéditos com as gravadoras de música e permitir a compra de músicas individuais, o que também se constitui numa inovação na captura de valor.
A capacidade de capturar valor das inovações está intimamente ligada a dificuldade de imitação das mesmas. Quando a diferenciação da empresa não é apenas uma inovação, mas uma seqüência de inovações de diferentes tipos e intensidades, emerge um modelo de negócios inovador que garante maior vantagem competitiva. Não basta copiar uma parte, mas o modelo inteiro, algo muito mais difícil.
Pense no seu negócio. A experiência mostra que muitas das inovações que tem transformado setores importantes como educação, saúde, comunicação, varejo entre outros não são inovações de produto. Desafiamos você a utilizar o radar da inovação e a fazer a classificação de projetos de sua empresa e setor.

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