Uma fusão histórica entre marcas cervejeiras, anunciada nessa terça-feira, pode significar uma queda enorme no valor que as quatro maiores ligas esportivas dos Estados Unidos recebem em patrocínios, por praticamente acabar com a concorrência no setor. A SABMiller, segunda maior do mundo no setor de cervejas, aceitou a última oferta de compra da líder do mercado, a AB InBev, pelo valor equivalente a U$ 109 bilhões (R$ 414 bilhões).
SABMiller e AB InBev, que tem parte do capital brasileiro, somam, juntas, vendas anuais de aproximadamente U$ 81 bilhões, segundo o site de notícia Bloomberg. O ramo cervejeiro é, junto com o alimentício, o mais ativo nos patrocínios da Major League Baseball, de acordo com a empresa de pesquisa e consultoria IEG, e ocupa o terceiro lugar na NBA, o quinto na National Hockey League e o sexto na NFL.
Juntas, as quatro maiores ligas esportivas dos Estados Unidos têm patrocínios anuais de U$ 2,9 bilhões (R$ 11 bilhões), de acordo com um relatório elaborado pela IEG no ano passado.
O estudo não lista o valor referente aos comerciais de cerveja, mas estima que a AB InBev e a SABMiller representem mais da metade deste valor. Tony Ponturo, ex-vice-presidente de marketing esportivo da Anheuser-Busch, disse ao Bloombergque a compra da SABMiller pode cortar em 20% essa parcela do patrocínio de cervejas, ou quase R$ 1 bilhão.
No último ano, AB InBev gastou mais de U$ 15 milhões por 3 minutos e meio de um comercial durante o Super Bowl, segundo a Kantar Media. A empresa, segundo patrocinador mais ativo da NFL, atrás apenas da Gatorade, está no quinto ano de um contrato de seis anos por U$ 1,2 bilhões com a liga. Agora, talvez a renovação fique ameaçada.
"Será uma mudança massiva. Eles terão ferramentas e dinheiro para fazer o que quiserem e não precisarão pagar alto valores porque ninguém poderá chegar perto deles. Não haverá concorrência", disse ao Bloomberg Chris Pearlman, vice-presidente executivo de vendas da empresa de marketing esportivo Van Wagner Sports & Entertainment.
Se a fusão for aprovada pelas autoridades de concorrência, poderá se tornar a terceira maior da história. Um grupo combinado terá valor de mercado de cerca de US$ 275 bilhões, segundo a Reuters, e unirá a dominância da AB InBev na América Latina com a forte presença da SABMiller na África. O novo grupo incluirá as marcas de cerveja americana Budweiser e belga Stella Artois, pertencentes à AB InBev, assim como a italiana Peroni, a tcheca Pilsner Urquell e a holandesa Grolsch da SABMiller.
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