terça-feira, 26 de julho de 2011

Da série: o pior do marketing... esportivo ?????


26/07/2011 16h10 - Atualizado em 26/07/2011 16h50

Por fama na Ásia, Corinthians estuda a contratação de reforço da China

Ideia da diretoria de marketing do Timão é explorar o mercado do país mais populoso do mundo e conseguir investidores chineses

Por Carlos Augusto Ferrari e Leandro CanônicoSão Paulo
Luis Paulo Rosenberg apresenta TV portátil do Corinthians (Foto: Carlos Augusto Ferrari / GLOBOESPORTE.COM)Luis Paulo Rosenberg, diretor de marketing do Timão
(Foto: Carlos Augusto Ferrari / GLOBOESPORTE.COM)
O Corinthians está atrás de um reforço chinês. A ideia da diretoria de marketing alvinegra é contratar um jogador do país mais populoso do mundo para fortalecer sua marca na Ásia e buscar investidores em uma das principais potências econômicas da atualidade. Alguns atletas já estão sendo sondados.

A estratégia do Timão poderia esbarrar na janela de transferências, fechada desde a semana passada, mas segundo a assessoria de imprensa o reforço não precisa atuar, já que é mais uma jogada de marketing do que um reforço. Por outro lado, há um atleta chinês que já atua no Brasil e teria condições de jogo.

Trata-se de Bing Chang Bao, apelidado de Berimbau no clube onde joga, o Búzios, da terceira divisão do futebol do Rio de Janeiro. Atacante de 22 anos, o chinês integra a lista de jogadores do país asiático que estão na mira. Ainda segundo a assessoria do Corinthians, atletas mais famosos estão descartados por serem caros.

Internacionalizar a marca é uma das principais metas da atual diretoria corintiana. Foi assim com a contratação de Ronaldo, Roberto Carlos e outras ações. E mais recentemente com a proposta para contar novamente com o argentino Carlitos Tevez, ídolo da equipe em 2005 e 2006 e que agora joga no inglês Manchester City.

Por conta dessa proposta por Tevez, a rede de televisão americana CNN classificou o Corinthians como “pequeno time de São Paulo” em um dos seus artigos, que falava do poderio econômico do clube, comparado aos grandes europeus. Mais tarde, a empresa publicou um esclarecimento corrigindo o erro.

A estratégia do marketing corintiano de internacionalizar a marca é para evitar também que saias justas como essa voltem a acontecer. O projeto, então, é entrar no mercado asiático, via China, nos próximos 20, 30 dias.

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