DOMINGO, 5 DE FEVEREIRO DE 2012
O esporte brasileiro começa a descobrir as vantagens desta modalidade de busca de recursos financeiros. O crowdfunding é uma ação de cooperação coletiva realizada por pessoas que contribuem financeiramente para apoiar iniciativas de outras pessoas ou organizações.
Devemos deixar claro, que o crowdfunfing aplicado ao esporte, não pode ser visto como doação, isto é um erro, ele deve ser visto como investimento. Para isso os clubes e associações devem criar instrumentos, “produtos”, para oferecer ao investidor, igual às carteiras de investimento existentes na bolsa de valores. Por exemplo: Um clube gostaria de contratar um novo jogador. O clube deve montar o instrumento, onde o jogador passar a ter cotas a serem oferecidas ao mercado. Cada investidor analisa se o risco do investimento e a taxa de retorno sobre seu investimento, ou seja, se eu investi R$ 1 milhão, no momento da venda deste jogador, eu deveria receber um valor acima de uma aplicação financeira convencional do mercado. Caso contrário, seria mais interessante investir em ações ou fundos.
Para Alexandre Moreira, diretor da Brandware, o mercado esportivo tem alguns desafios para desenvolver esta modalidade, são eles:
Profissionalização da Administração
Os clubes estarão administrando investimentos, isto requer processos, instrumentos legais, acompanhamento e governança. A relação com o investidor, geralmente visto em empresas de capital aberto, deve ser incorporado pelos clubes.
Transparência na Gestão
Os investidores devem ter acesso aos dados de seus investimentos, extratos, contratos, além de participarem de fóruns para a tomada de decisão de possíveis intenções de venda desses atletas. As regras devem ser claras tais como os riscos. Lembramos que quanto maior o risco, maior o retorno. Isto serve tanto para atletas repatriados, quanto para atletas das categorias de base.
Plano de Desenvolvimento da Imagem do Atleta
O atleta passa a ser um produto, e como tal, deve ser acompanhado. Sua imagem deve ser construída e gerenciada. O atleta deve entender de suas obrigações e da expectativa ao seu redor. Um bom plano de marketing pessoal atrai patrocinadores, valoriza o atleta e consequentemente o investimento realizado. Um acompanhamento psicológico deve ser feito, bem como de assessoria de imprensa, inclusive nas redes sociais e eventos.
A melhora na economia e a necessidade de achar novas formas de investimento fazem docrowdfunding uma ferramenta interessante a ser analisada pelos clubes. Se bem feito e gerido, ocrowdfunding pode elevar o nosso esporte a níveis jamais vistos, inclusive com a vinda de grandes nomes do esporte mundial para o nosso país.
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