Em ano de Copa de Mundo, a TAL – Televisão América Latina lança a série de documentários Cores do Futebol, uma coprodução internacional que envolve 30 canais de 20 países ao redor do mundo. São mais de 50 capítulos, que falam da paixão universal pelo futebol, por meio de histórias reais de superação, fé, transformação, criatividade, união e esperança.
No Brasil, Canal Futura, TV Cultura, SescTV, TV Escola e TV Câmara participam da coprodução. Os episódios começaram a ser exibidos em canais do mundo todo a partir do dia 5 de maio e já estão disponíveis também na web, no endereço:
http://coloursoffootball.tal.tv/sample-page/
A série promove uma viagem pelo planeta, percorrendo do Uruguai à Suécia, do Japão à Palestina. Com capítulos de dez minutos, Cores de Futebol revela a diversidade cultural por meio deste fenômeno global. Mostra como a paixão pela bola constrói e intermedeia relações culturais e sociais ou como o fervor e a devoção se materializam em territórios emocionais pessoais e coletivos ao redor do mundo.
Modelo inovador
Modelo inovador
Pela primeira vez, uma série para a TV articula canais de serviço público de diferentes regiões no mundo, adotando um modelo cooperativo de coprodução. Coordenada e supervisionada pela TAL, com apoio do Glomex, Cores do Futebol foi realizada pelas TVs a partir de uma premissa estética e narrativa, que estabeleceu parâmetros comuns, mas também valorizou a forma de narrar de cada cultura. Cada canal envolvido foi responsável por produzir de 1 a 3 capítulos e, em troca, recebeu de forma gratuita os demais episódios realizados pelos outros parceiros.
Países e canais envolvidos
Argentina: Construir TV, DeporTV; Brasil: Canal Futura, TV Cultura, SescTV, TV Escola, TV Câmara; Bolívia: Bolivia TV; Chile: ARTV; Colômbia: Canal U, Canal Tr3ce, Telemedellin, Señal Colombia; Coréia do Sul: KBS; Equador: Ecuador TV; El Salvador: TVES; Espanha: RTVE; Itália: RAI; Irã: Press TV; Jordânia: Roya TV; Japão: NHK; México: Canal Once, Taiwan: PTS; Palestina: Palestine TV; Panamá: SerTV; Suécia: UR; Venezuela: Telesur; Uruguai: Tevé Ciudad.
Sobre a TAL
A TAL é uma rede de intercâmbio e divulgação da produção audiovisual da América Latina. Uma instituição sem fins lucrativos, que reúne centenas de associados de toda a região. São canais públicos de TV, instituições culturais e educativas, que compartilham seus programas por intermédio da TAL. Tudo isso como contribuição e de forma solidária. Além de uma ponte entre estes parceiros, a TAL é um banco de programação audiovisual, um portal de exibição gratuita de vídeos (www.tal.tv) e uma produtora de conteúdos especiais. A missão da entidade é ajudar no estabelecimento dos laços de cooperação no continente e na melhoria da televisão pública e cultural latino-americana.
Sobre o Glomex
O Glomex (Global Media Exchange) é uma rede internacional de intercâmbio de conteúdos audiovisuais, que reúne a RAI (TV pública italiana), a Erno (de países do Leste europeu) e a Nordivision (de países nórdicos).
Nenhum comentário:
Postar um comentário