sexta-feira, 17 de junho de 2011 às 19:53Por Futebol Business
ENQUANTO O CENÁRIO DE CLUBES SE CONSOLIDA CADA VEZ MAIS, AS LÍDERES MUNDIAIS NIKE E ADIDAS DUELAM PELAS CHUTEIRAS DOS JOGADORES
Higuaín e Agüero recentemente foram notícia por torcarem de marca de suas chuteiras. Agüero sempre usou nike e Higuaín usava Adidas. No último treino da seleção argentina voltado para a Copa América, ambos foram vistos usando Nike. A notícia que envolve Agüero é mais recente, e embora possa ter sido somente um rumor, não deixa de ser uma ameaça.
É difícil imaginar o Barcelona ou a Internazionale usando material esportivo de outra fornecedora sem ser a Nike. Assim como Real Madrid e Milan estão fortemente vinculados à Adidas. Mas se percebe uma tendência estratégica, que muitas vezes era associada ao comportamento, ou estilo do atleta e seu poder midiático e de venda.
Há anos atrás se dizia que tal marca, seja ela Nike, Adidas ou outra qualquer, influenciava os atletas patrocinados por elas, na hora de decidir o futuro. Mas isso, se chegou a ser verdade, não durou muito. Hoje as marcas conseguem entrar dentro do terreno das concorrentes justamente no pensamento inverso.
A Adidas tem plena penetração no universo Barcelonista, assim como a Nike no Merengue. Curioso, não? Basta verificar os principais jogadores de cada time. Messi, Xavi, Dani Alvez, David Villa e Pedro usam Adidas. Já no Real Madrid: Sergio Ramos, Marcelo, Özil, Cristiano Ronaldo e agora, Higuaín, usam Nike.
Não é mera casualidade, mas sim uma grande prova de que não há nenhuma influência negativa na hora de um jogador ir para um clube ou outro por conta das chuteiras que usa e o material esportivo daquele clube. Muito pelo contrário, se o Barcelona se interessa por um atleta Adidas, a Adidas vai entender como mais uma maneira de se penetrar num domínio Nike.
Nenhum comentário:
Postar um comentário