sexta-feira, 2 de setembro de 2011 às 22:13Por Futebol Business
ESTUDO MENSURA QUANTO VALEM AS 12 MARCAS MAIS VALIOSAS DOS CLUBES DE FUTEBOL DO BRASIL
A análise foi feita pela BDO RCS pelo terceiro ano consecutivo. A empresa conta com Amir Somoggi, referência nos estudos e relatórios financeiros do futebol brasileiro. O estudo abrange 12 clubes: Flamengo, Vasco da Gama, Fluminense, Botafogo, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Grêmio, Internacional, Cruzeiro e Atlético Mineiro.
Estes 12 clubes foram responsáveis por 52% dos ingressos vendidos na Série A e B. Juntos arrecadaram R$ 287 milhões com patrocínio e publicidade, e são detentores de 92% dos títulos do campeonato brasileiro de 1971 até 2010 (36 de 40). Em 2010 os 12 clubes analisados geraram um total de R$ 1,52 bilhão, um aumento de 199% com relação a 2003 (R$ 509,4 milhões).
Para calcular o valor de marca a BDO RCS considera 18 variáveis como: dados financeiros históricos dos clubes, informações publicadas em pesquisas com os torcedores, dados de marketing esportivo, hábitos de consumo dos torcedores e dados sociais e econômicos do mercado em que atuam os clubes analisados.
As receitas diretamente relacionadas ao cálculo do valor da marca foram consolidadas em quatro macro receitas: marketing, estádio, sócios e mídia.
Segue o estudo: (Valor em R$ milhões)
2011 | 2010 | 2009 | |||||
Corinthians | R$ 867,0 | Corinthians | R$ 749,0 | Flamengo | R$ 568,1 | ||
Flamengo (+1) | R$ 689,5 | São Paulo | R$ 659,8 | Corinthians | R$ 562,6 | ||
São Paulo (-1) | R$ 664,2 | Flamengo | R$ 625,3 | São Paulo | R$ 551,9 | ||
Palmeiras | R$ 452,9 | Palmeiras | R$ 444,1 | Palmeiras | R$ 419,6 | ||
Internacional | R$ 277,9 | Internacional | R$ 268,7 | Internacional | R$ 230,9 | ||
Santos (+2) | R$ 227,9 | Grêmio | R$ 222,8 | Grêmio | R$ 213,7 | ||
Grêmio (-1) | R$ 224,6 | Vasco da Gama | R$ 156,5 | Cruzeiro | R$ 138,9 | ||
Vasco da Gama (-1) | R$ 162,5 | Santos | R$ 153,3 | Santos | R$ 135,1 | ||
Cruzeiro | R$ 151,3 | Cruzeiro | R$ 139,6 | Vasco da Gama | R$ 121,8 | ||
Atlético Mineiro | R$ 150,5 | Atlético Mineiro | R$ 110,3 | Fluminense | R$ 108,5 | ||
Fluminense | R$ 135,7 | Fluminense | R$ 104,2 | Botafogo | R$ 97,1 | ||
Botafogo | R$ 90,7 | Botafogo | R$ 89,9 | Atlético-MG | R$ 91,8 |
O Flamengo que era a marca mais valiosa em 2009, ano em que foi campeão brasileiro, perdeu duas posições em 2010, mas recuperou uma posição em 2011. O Corinthians é o líder das marcas pelo segundo ano consecutivo. O Santos foi a marca que mais ganhou posições neste estudo com relação à última análise, subiu de oitavo para sexto, enquanto São Paulo (de segundo para terceiro), Grêmio (sexto para sétimo) e Vasco da Gama (sétimo para oitavo) perderam uma posição.
AUMENTO RELATIVO ENTRE 2010 E 2011
Santos, Atlético Mineiro e Fluminense foram os clubes cujos valores de marca mais evoluíram em relação a 2010. Santos e Fluminense foram os principais campeões do futebol brasileiro em 2010. Embora o Atlético Mineiro não tenha vencido nenhum título expressivo em 2010, o clube sofreu um grande incremento nas cotas de TV e patrocínio, que impulsionaram o crescimento de 36% no valor da marca.
Santos | 49% |
Atlético Mineiro | 36% |
Fluminense | 30% |
Corinthians | 16% |
Flamengo | 10% |
Vasco da Gama | 8% |
Cruzeiro | 8% |
Internacional | 3% |
Palmeiras | 2% |
São Paulo | 1% |
Grêmio | 1% |
Botafogo | 1% |
O aumento das arrecadações, o momento econômico que atravessa o país com uma moeda valorizada, e maior profissionalização do da gestão do futebol no Brasil, potencializam o campeonato que hoje reúne grandes nomes, que há 5 anos atrás, estariam na europa, como os já consagrados Ronaldinho, Fred, Adriano além das grandes promessas, Lucas, Neymar e Ganso. É o que mostra a reportagem da TV Globo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário