Pesquisa destaca os hábitos de consumo de quem acompanha conteúdos esportivos pela TV e pela internet No país do futebol, da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016, qual o meio que os brasileiros usam para obter conteúdos esportivos e quais são as modalidades mais acompanhadas nos meios de comunicação?
Para responder essas e muitas outras questões ao longo de 2011, o IBOPE Media realiza quatro pesquisas relacionadas ao consumo de esportes nos meios de comunicação. As duas primeiras, já disponíveis para o mercado, apresentam um mapeamento completo sobre o consumo do esporte na internet e na televisão.
A pesquisa Esporte Clube IBOPE Media, revela que a televisão é o meio preferido para se informar sobre esportes por 72% dos brasileiros, seguida por rádio (21%) e internet (16%).
Como não poderia deixar de ser, o futebol é o esporte mais acompanhado pelo brasileiro, independente da plataforma utilizada, seguido pelo vôlei. Quando o assunto é Fórmula 1, a TV, a internet e o jornal disputam em igual posição a preferência dos brasileiros.
Modalidade e os meios de comunicação
Em relação à TV, 58% preferem as transmissões ao vivo, seguida de programas e noticiários esportivos. O consumo de conteúdo esportivo na TV, seja ele qual for, está concentrado em um segmento mais adulto da população (maiores de 30 anos).
Ao citar o motivo de escolha dos programas, 47% destacaram a qualidade das reportagens e entrevistas, a credibilidade das informações (18%), os debates e discussões interessantes (15%), a imparcialidade do apresentador (14%) e programação dinâmica e objetiva (13%).
Já os motivos que fazem os pesquisados consumirem mais informações pela internet são a atualização constante (32%), as notícias abrangentes (31%), os conteúdos mais completos (28%), a grande variedade de esportes (16%) e a melhor navegabilidade (15%).
O estudo demonstra que 41% dos que buscam conteúdos esportivos via TV e 55% que preferem a internet, praticam esporte.
Prática de esportes
O brasileiro gosta de caminhar. Esta é a primeira atividade esportiva para praticamente metade da população. Para eles, o futebol é a principal opção de atividade esportiva. Para elas, futebol e ginástica disputam o segundo lugar. Porém, se combinadas as modalidades ginástica, natação e aeróbica, o percentual passa para 37%, de acordo com dados do Target Group Index.
Esportes mais praticados pelos brasileiros
“Com a profissionalização da gestão do esporte no Brasil, o país tem chances de explorar todo potencial do mercado esportivo. Um exemplo disto é o consumo simultâneo dos meios. Segundo dados do Target Group Index, 58% das pessoas que acompanham esporte pela TV ou na arena, declaram consumir simultaneamente os meios independente do conteúdo: a maior sobreposição está em TV e internet”, declarou Dora Câmara, diretora comercial do IBOPE Media.
Consumo simultâneo
O grau de atenção dos pesquisados em relação aos comerciais exibidos durante as tr ansmissões também tem destaque na pesquisa. Para 69% da população acima de 10 anos, as marcas nos uniformes são as mais visíveis. Para pessoas com idades entre 15 e 19 anos, este índice é de 73%.
Publicidade - Grau de atenção
Metodologia
Esporte Clube IBOPE Media: Abrangendo as 12 principais regiões metropolitanas brasileiras, as pesquisas foram realizadas entre os meses de abril e julho de 2011 com uma amostra de 9 mil entrevistas por onda, representando mais de 50 milhões de brasileiros acima de 10 anos.
O Target Group Index: estudo single source sobre o consumo de produtos, serviços e mídia, estilo de vida e características sociodemográficas. Durante a pesquisa, o mesmo entrevistado responde todas as questões do questionário, o que permite uma análise completa da base de dados em qualquer uma das 220 categorias de produtos, 3.100 marcas e 700 veículos de comunicação presentes no estudo.
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