19/10/2011
A Liga Nacional de Basquete dos EUA, a NBA, esta em greve. Jogadores e donos de equipes discutem o repasse dos ganhos e a falta de solução levou o maior campeonato de basquete do mundo a ser paralisado.
A greve da NBA é patronal, ou seja, os donos das equipes vem travando o início do campeonato por conta do repasse do faturamento aos atletas. Até a temporada passada, a quantia era 57%. Os proprietários almejam baixar para 47%, enquanto os jogadores exigem, no mínimo, 53%.
Ambas as partes estão distantes e após meses de discussão os proprietários declaram o lockout, em 1º de julho. Após ter a pré-temporada cancelada, a liga cancelou também, no dia 10 de outubro, as duas primeiras semanas de competição da temporada 2011-12.
Nos últimos dias no entanto, ambas as partes aceitaram a participação de um mediador e os jogadores anunciaram que se reunirão antes da negociação para acertarem uma posição adequada.
Para entender melhor a situação da NBA, leia matéria na The Economist e acompanhe os infográficos abaixo, para entender a distribuição de salários nos esporte profissional americano e os ganhos e perdas relacionados ao Lockout.
Nenhum comentário:
Postar um comentário