A versão impressa do Meio & Mensagem publicou na semana passada um texto abordando o sucesso que a FIFA está tendo com a comercialização da Copa de 2014. O valor da comercialização do evento, especialmente com direitos televisivos e negociação de patrocínios vai muito bem.
O volume de receitas com a Copa de 2014, segundo meus cálculos deve atingir US$ 5 bilhões.
Esse dinheiro é todo da entidade máxima do futebol mundial, que deve utilizar cerca de US$ 1,4 bilhão em investimentos para a Copa de 2014. Em 2010 o total investido pela FIFA na Copa do Mundo superou US$ 1,1 bilhão. Na Copa de 2006 na Alemanha o investimento foi de aproximadamente US$ 690 milhões.
Até o momento o fluxo de investimentos em infraestrutura e mobilidade urbana ainda geram dúvidas tanto no mercado brasileiro como na opinião pública mundial. Por outro lado a FIFA já garantiu sua receita, com a Copa de 2014, que deve crescer cerca de 37% em relação à Copa de 2010 realizada na África do Sul., que apresentou evolução de mais de 60% em relação a edição de 2006 realizada na Alemanha.
Para a Copa da África os direitos de TV atingiram US$ 2,4 bilhões e os contratos de patrocínio, em todos os seus níveis, atingiram US$ 1,07 bilhão. Essas duas receitas foram responsáveis por 95% do total gerado pela entidade com a Copa do Mundo. O restante foi gerado com as receitas de hospitality e licenciamento.
A minha expectativa é que os direitos televisivos e contratos de patrocínio superem US$ 4,7 bilhões. Essa conclusão foi fundamentada no crescimento atual dos valores apresentados pela entidade em 2010 e principalmente pela expectativa positiva do budget da FIFA para o período de 2011 e 2014.
Assim, a FIFA aguarda ansiosa que o Brasil viabilize o mais rápido possível os projetos de infraestrutura para o Mundial, já que já tem assegurados os recursos com a Copa do Mundo de 2014 e seu plano de investimento para o evento.
* Amir Somoggi é diretor de consultoria em gestão esportiva da BDO
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