Futebol com cerveja é uma das combinações mais tradicionais da publicidade. Craques como Júnior, Ronaldo e Romário estrelaram comerciais de grandes marcas nos últimos anos.
Essa dobradinha de sucesso, no entanto, pode estar ameaçada no Brasil: um projeto de lei que tramita em regime de prioridade na Câmara dos Deputados quer proibir a participação de atletas em propagandas de bebidas alcoólicas.
O projeto de lei 3.560/2012 é de autoria do deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR) e não se restringe aos esportistas.
A ideia é vetar também a participação de integrantes de comissões técnicas que representem o Brasil em qualquer modalidade esportiva. Celebridades e outras personalidades públicas, de áreas diversas, também não poderiam aparecer nesses comerciais.
Na justificativa do projeto, o deputado cita a influência da publicidade no "impetuoso avanço do alcoolismo em nossa população", principalmente entre os jovens.
"Não raro, observamos a veiculação de anúncios nos meios de comunicação tentando induzir o imaginário da população a vincular bem-estar à ingestão de bebidas alcoólicas. Essa prática é especialmente nociva quando a imagem associada à publicidade é a de personalidades que se utilizam do esporte ou de símbolos nacionais para conquistar notoriedade pública", diz o texto.
Agências e empresas defendem autorregulamentação
Projetos que tentam criar regras para a propaganda não são incomuns. No começo deste ano, dois textos que limitavam a publicidade dirigida a crianças foram vetados pelo governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.
O setor, no entanto, defende a autorregulamentação feita pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar).
O setor, no entanto, defende a autorregulamentação feita pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar).
"Já existem restrições na publicidade de bebidas alcoólicas. Essas restrições têm o objetivo justamente de preservar a juventude", diz o consultor jurídico da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), Paulo Gomes de Oliveira Filho.
Verbos imperativos, como "beba" ou "compre", por exemplo, não são usados nas propagandas. Atualmente, as estrelas dos comerciais também não podem aparecer brindando ou levando o copo da bebida à boca. Bebidas destiladas, como cachaça, vodca ou uísque, só podem ser anunciadas na televisão entre 21h e 6h.
As empresas também se mostram avessas à ideia. Em nota, a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe) diz que é a favor da promoção do consumo e da propaganda responsável de bebidas alcoólicas.
Mas a Abrabe diz que, "antes da implementação de qualquer alteração na legislação em vigor, é importante avaliar e ouvir atentamente os integrantes da cadeia produtiva envolvida".
Nenhum comentário:
Postar um comentário