sexta-feira, 2 de setembro de 2011

TOP12 | O VALOR DAS MARCAS DOS TIMES BRASILEIROS EM 2011

Futebol Business


sexta-feira, 2 de setembro de 2011 às 22:13Por Futebol Business


ESTUDO MENSURA QUANTO VALEM AS 12 MARCAS MAIS VALIOSAS DOS CLUBES DE FUTEBOL DO BRASIL
O tamanho da torcida é muito relevante no cálculo do valor da marca, chegando a representar 46% do valor
O tamanho da torcida é muito relevante no cálculo do valor da marca, chegando a representar 46% do valor
A análise foi feita pela BDO RCS pelo terceiro ano consecutivo. A empresa conta com Amir Somoggi, referência nos estudos e relatórios financeiros do futebol brasileiro. O estudo abrange 12 clubes: Flamengo, Vasco da Gama, Fluminense, Botafogo, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Grêmio, Internacional, Cruzeiro e Atlético Mineiro.
Estes 12 clubes foram responsáveis por 52% dos ingressos vendidos na Série A e B. Juntos arrecadaram R$ 287 milhões com patrocínio e publicidade, e são detentores de 92% dos títulos do campeonato brasileiro de 1971 até 2010 (36 de 40). Em 2010 os 12 clubes analisados geraram um total de R$ 1,52 bilhão, um aumento de 199% com relação a 2003 (R$ 509,4 milhões).
Para calcular o valor de marca a BDO RCS considera 18 variáveis como: dados financeiros históricos dos clubes, informações publicadas em pesquisas com os torcedores, dados de marketing esportivo, hábitos de consumo dos torcedores e dados sociais e econômicos do mercado em que atuam os clubes analisados.
As receitas diretamente relacionadas ao cálculo do valor da marca foram consolidadas em quatro macro receitas: marketing, estádio, sócios e mídia.
Segue o estudo: (Valor em R$ milhões)
201120102009
CorinthiansR$ 867,0CorinthiansR$ 749,0FlamengoR$ 568,1
Flamengo (+1)
R$ 689,5São PauloR$ 659,8CorinthiansR$ 562,6
São Paulo (-1)
R$ 664,2FlamengoR$ 625,3São PauloR$ 551,9
PalmeirasR$ 452,9PalmeirasR$ 444,1PalmeirasR$ 419,6
InternacionalR$ 277,9InternacionalR$ 268,7InternacionalR$ 230,9
Santos (+2)
R$ 227,9GrêmioR$ 222,8GrêmioR$ 213,7
Grêmio (-1)
R$ 224,6Vasco da GamaR$ 156,5CruzeiroR$ 138,9
Vasco da Gama (-1)
R$ 162,5SantosR$ 153,3SantosR$ 135,1
CruzeiroR$ 151,3CruzeiroR$ 139,6Vasco da GamaR$ 121,8
Atlético MineiroR$ 150,5Atlético MineiroR$ 110,3FluminenseR$ 108,5
FluminenseR$ 135,7FluminenseR$ 104,2BotafogoR$ 97,1
BotafogoR$ 90,7BotafogoR$ 89,9Atlético-MGR$ 91,8
O Flamengo que era a marca mais valiosa em 2009, ano em que foi campeão brasileiro, perdeu duas posições em 2010, mas recuperou uma posição em 2011. O Corinthians é o líder das marcas pelo segundo ano consecutivo. O Santos foi a marca que mais ganhou posições neste estudo com relação à última análise, subiu de oitavo para sexto, enquanto São Paulo (de segundo para terceiro), Grêmio (sexto para sétimo) e Vasco da Gama (sétimo para oitavo) perderam uma posição.

AUMENTO RELATIVO ENTRE 2010 E 2011

Santos, Atlético Mineiro e Fluminense foram os clubes cujos valores de marca mais evoluíram em relação a 2010. Santos e Fluminense foram os principais campeões do futebol brasileiro em 2010. Embora o Atlético Mineiro não tenha vencido nenhum título expressivo em 2010, o clube sofreu um grande incremento nas cotas de TV e patrocínio, que impulsionaram o crescimento de 36% no valor da marca.
Santos49%
Atlético Mineiro36%
Fluminense30%
Corinthians16%
Flamengo10%
Vasco da Gama8%
Cruzeiro8%
Internacional3%
Palmeiras2%
São Paulo1%
Grêmio1%
Botafogo1%
O aumento das arrecadações, o momento econômico que atravessa o país com uma moeda valorizada, e maior profissionalização do da gestão do futebol no Brasil, potencializam o campeonato que hoje reúne grandes nomes, que há 5 anos atrás, estariam na europa, como os já consagrados Ronaldinho, Fred, Adriano além das grandes promessas, Lucas, Neymar e Ganso. É o que mostra a reportagem da TV Globo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário