segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Fim do "Title Sponsor" escancara o abismo entre a Premier League e a Elite Espanhola


Por motivos distintos, empresas não seguirão nomeando as ligas, que também se posicionaram de maneira bem diferente diante da situação
5 OUT, 2015 ESCRITO POR MKT ESPORTIVO

chelsea


Por Eduardo Esteves


A partir da temporada 2016/2017, duas significativas mudanças em relação a campeonatos da Europa ocorrerão. A Barclays não renovará seu patrocínio de quinze anos com a Premier League e deixará o titlesponsor da elite inglesa. O mesmo ocorrerá com o BBVA em relação a primeira divisão espanhola, a atual Liga BBVA.
Os motivos alegados são bem diferentes e mostram como um campeonato com competitividade e candidatos a títulos pulverizados elevam o valor do mesmo perante o mercado.
A Barclays alegou que não conseguirá elevar o investimento para seguir nomeando a Premier League, que com novos acordos de televisão que superarão a barreira de £ 5 bilhões, naturalmente acarretaria em um aumento do valor despendido atualmente pela instituição.
Por outro lado, cada vez mais competitiva e sempre com 3 ou 4 equipes na briga pelo título a cada temporada, a elite inglesa detém um prestigio inabalável comercialmente, com seus clubes quebrando barreiras de patrocínios (globais e regionais), receitas e salários.
manchester-united-fc-2015-2016-adidas-home-kit-4k
Já o BBVA alegou mudanças em suas estratégias de investimentos, focando em ações com amplitude global para atrair novos clientes, e isso não passa por seguir investindo € 23 milhões por temporada para dar nome à primeira e segunda divisões do país. Recentemente, ao trocar o Real Madrid pelo Porto, o goleiro Iker Casillas foi outro que perdeu o patrocínio da instituição. Hoje, a Liga BBVA é transmitida para mais de 180 países, e mesmo com os craques Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, tornou-se um pilar dispensável nesta fase global do BBVA.
Vale ressaltar também que o acordo do banco com a NBA seguirá, o que mostra que o esporte seguirá nos seus esforços de comunicação e o apelo global que ela deseja nesta nova fase a liga norte-americana de basquete entrega.
Se por um lado a Premier League já adianta que não irá atrás de uma nova empresa para sua nomeação, se posicionando globalmente como The Premier League, a liga espanhola seguirá com sua alternância de campeões e de altos valores de direitos televisivos concentrados em apenas duas equipes. E, claro, já em busca de um novo parceiro para criar uma nova e rentável identidade.
bbva

Nenhum comentário:

Postar um comentário